Casa Sillanova, Salga e Pico da Vara
Localização:
Lomba de São Pedro está localizada numa zona calma, na costa norte de São Miguel, onde a principal atividade económica é a agricultura.
Situa-se numa costa íngreme, entre Porto Formoso e Nordeste, onde se pode encontrar a maior parte dos trilhos de caminhada da ilha que, geralmente, são desconhecidos pelos turistas. Um dos trilhos mais espetaculares foi inaugurado em 2018 e passa pela casa Sillanova. O pico mais alto de São Miguel, Pico da Vara, é muito próximo, bem como a reserva natural do Planalto dos Graminhais, as fontes termais das Furnas e muitos miradouros sensacionais, que não estão devidamente sinalizados nos mapas turísticos, como por exemplo as três cascatas na Lomba de São Pedro. Cada um delas pode ser visto dentro de uma caminhada de 15 minutos do alojamento.
Caminhadas:
Existem vários trilhos para caminhadas costeiras nas proximidades de Lomba de São Pedro. Como já mencionado, um deles começa diretamente na casa Sillanova. A uma distância de menos de 10 minutos de condução, há pelo menos cinco trilhos marcados para caminhadas e, à distância de 30 minutos de carro, pode apreciar um trilho por dia durante duas semanas.Clique em
»São Miguel« para obter mais informações.
Banhar:
Há várias zonas balneares na ilha. As temperaturas da água são confortáveis de maio/junho até novembro, mas as ondas baixas serão vistas principalmente no verão. A temperatura do ar atinge, mesmo no verão, 21-25° C, mas a humidade vai-lhe fazer sentir uma temperatura muito mais elevada.
A praia mais próxima da casa Sillanova fica a cerca de 5 minutos de carro (praia da Viola, na Lomba da Maia). Outra praia próxima, protegida de rebentação forte, situa-se na Maia (10 min), onde também pode encontrar piscinas naturais para mergulhar. A praia do Porto Formoso fica a 15 min e possui um bar/café bastante acolhedor. No lado sul da ilha estão várias praias, por exemplo, na Ribeira Quente (30 min), Água de Alto ou São Roque (40 min). Em Nordeste (15 min) há uma piscina de água natural muito agradável, protegida das ondas do mar. Além disso, também existem piscinas e praias na cidade de Ribeira Grande (25 min). Nas Furnas (20 min) pode tomar banho, durante todo o ano, em piscinas de água quente (39° C), assim como na Ferraria (70 min) mesmo no mar, na maré baixa.
Mercearia:
Comumente, os turistas estão na estrada durante todo o dia, por isso é hábito comprarem comida e outros produtos durante a viagem. Grandes supermercados fora de Ponta Delgada, estão situados na Ribeira Grande, a 25 km de distância (cerca de 25 minutos de carro de distância da casa Sillanova). Há um pequeno mercado em Lomba da Fazenda (15 min direção Nordeste), algumas lojas na Maia (10 min), uma na Lomba da Maia (7 min) e duas pequenas lojas nos Fenais da Ajuda (4 min). Há também um mini-mercado sem self-service e café/bar na Lomba de São Pedro. Existe um mapa está no alojamento.
Restaurantes:
Sem a intenção de ser exaustivo, seguem os nomes de alguns restaurantes nas proximidades. As distâncias reportam-se aos tempos de viagem de carro.
Salga (3 min): Moagem é uma pizzaria (almoço até o jantar), diretamente na entrada da freguesia. A pizza é estilo "açoreano", o sabor muito bom e preço muito barato também.
Achadinha (5 min): Os Melos. Almoço buffet todos os dias e o jantar é à la carte. Preço muito razoável. É recomendada reserva no o fim de semana. O vizinho Poço Azul oferece buffet de almoço e jantar à la carte também.
Lomba da Maia (7 min): O Cordeirinho. Muito bom restaurante com um preço razoável. Reservas para o jantar são recomendas. Se você for almoçar, peça o prato do dia, que não está listado no menu. Comida simples e típica, mas incrivelmente boa.
Maia (10 min): O Sagitário. Bom restaurante para peixe grelhado (almoço e jantar). Um pouco caro, mas vale a pena. Tem uma agradável vista para o mar (possui terraço).
São Brás (10 min): O Emigrante. Almoço e jantar. Comida simples e típica com preço razoável.
Porto Formoso (12 min): O Amaral. Restaurante com peixe fresco (jantar e almoço). Não é barato, mas vale a pena.
Furnas (15 min): existem vários restaurantes, abertos para almoço e jantar.
Lomba da Fazenda (15 min): Casa de Pasto O Cardoso. Muito bom preço com pratos regionais servidos apenas no almoço. Jantar também só na estação do verão. A reserva nem sempre é necessária, mas recomendada no verão e nos domingos.
Nordeste (20 min): Restaurante Tronqueira. Um bom restaurante buffet, almoço e jantar.
Ribeira Grande (25 min): Faria . Bar e refeitório com autêntica cozinha caseira - formidável!
Residencial Ribeira Grande encontra-se a alguns minutos a pé do centro da cidade e oferece um buffet com almoço caseiro (e sobremesa) excelente.
Um Snack Bar com excelente preço, que quase poderia ser um restaurante, é chamado
Carlos Feire.
Conhecedores de bolos e sobremesas devem planear uma visita à padaria
A Merenda e provar o Pão de Deus e as queijadas locais.
Além destes, há mais alguns restaurantes, que estão abertos à noite, por exemplo, Monte Verde e O Silva.
Clique
»aqui«.
Santana (Rabo de Peixe) (30 min): Restaurante Assoçiação Agricola. Onde se serve a melhor carne. Está sempre aberto, mas a reserva para o jantar recomendado. Não é barato, mas vale a pena. Recomendamos provar a nossa sobremesa favorita: pudim de chá.
Rabo de Peixe (35 min): O Pescador. Restaurante com especialidade em peixe, serve almoço e jantar. A reserva é aconselhada.
Botequim Açoriano é um restaurante com bom peixe, serve jantar e almoço e a reserva recomendada.
Ponta Garça (40 min): Scorpion Café. É uma dica privilegiada para almoço e jantar. Um bar/café com pequena sala de jantar na parte de trás e excelentes pratos caseiros. Grandes porções, bom gosto e preços baixos.
vista no sentido ocidental
.